TRADIÇÕES
Senhor Jesus das Chagas
A Lenda
Em Sesimbra a lenda do Senhor Jesus das Chagas ocorre nos meados do século XVI, com a aparição da imagem de Jesus Cristo na praia.
Os pescadores sentiram-se protegidos e proclamaram desde então o Senhor Jesus das Chagas como seu padroeiro.
Todos os anos se comemora a festa do Senhor Jesus das Chagas de 24 de Abril a 5 de Maio. A procissão realiza-se no dia 4 de Maio com o povo a percorrer as ruas de Sesimbra.
Nossa Senhora do Cabo Espichel
A mais antiga
Considerada a festa mais antiga do concelho, a procissão realiza-se no último fim-de-semana de Setembro. A Festa oferece muita animação com bailes e arraial. No tempo da Monarquia, a família real comparecia anualmente para os festejos.
Arte Xávega
Pesca Milenar
A tradicional pesca milenar e designada Arte Xávega, consiste num tipo de pesca em que a rede, fixa a um cabo na praia, é levada para o mar por um barco que através de um movimento circular a estende por várias dezenas de metros da costa, voltando para o areal com o outro cabo. Esta tradição realiza-se na Baía de Sesimbra e na Praia do Meco, atraindo muitos turistas que ajudam a puxar as redes. Os pescadores como forma de agradecimento, oferecem o merecido “quinhão” da pescaria.
Aiola
A Aiola é uma embarcação típica de Sesimbra, todos os anos realiza-se uma regata de Aiolas na baía.